Categorias
Criatividade Ilustração

MD Entrevista: Jessé Luiz

Jessé Luiz é desenhista e ilustrador. Com seu estilo Cartoon, Jessé se expressa por meio de suas criações. Seu gosto pelo desenho começou na infância e nunca mais parou. Hoje ele possui mais de 200 obras produzidas e compartilhou com a gente suas experiências.

Autorretrato de Jessé Luiz
Autorretrato de Jessé Luiz

Você é natural de João Pessoa?

Jessé: Sou de “jampa” mesmo. Nasci aqui e espero não morrer aqui [risos]. Não que eu não ame essa cidade, é que quero conhecer o mundo.

Quando você começou a desenhar e por que?

Jessé: Bem, eu desenho desde que me conheço por gente. Pelo que me lembro eu desenhava antes de começar a ler e a escrever. Eu desenho porque acho que pra mim é a única forma de me expressar inteiramente. Não sou bom escritor, não entendo nada de música, mas me sinto confortável rabiscando alguma coisa no papel ou no PC.

Scott Pixel, de Jessé Luiz
Scott Pixel, de Jessé Luiz

Você se inspira em algum artista ou estilo?

Jessé: Claro, acho que todo artista se inspira em alguém. No meu caso a inspiração não serve apenas para formar meu estilo, mas para formar meu caráter. Existem pessoas que me ajudaram muito nessa área. Em questão de estilo eu me inspiro em desenhistas como Gustavo Duarte, Joe Madureira, Creaturebox, entre outros.

O Mago é Implacável, de Jessé Luiz
O Mago é Implacável, de Jessé Luiz

Como você descreve seu estilo?

Jessé: Muito louco! [risos] Meu estilo é o que pode ser chamado de Cartoon, (levando em consideração a divisão Cartoon, Comics e Mangá). Apesar de ser Cartoon, eu não tenho muita influência das grandes empresas que utilizam esse estilo, Disney e DreamWorks, porque me identifico mais com desenhos e anatomias de monstros e criaturas grotescas, mas as vezes eu faço desenhos fofinhos.

Monster, de Jessé Luiz
Monster, de Jessé Luiz

Das suas criações, qual você mais gosta?

Jessé: É difícil dizer. Eu aprendi que seu melhor desenho é aquele que você ainda não fez. Mas eu gosto muito das minhas ilustrações do universo de Sandman de Niel Gaiman.

Morte (à esquerda) e Destino (à direita), de Jessé Luiz.
Morte (à esquerda) e Destino (à direita), de Jessé Luiz.

Você já foi contratado para fazer ilustrações?

Jessé: Já. Geralmente são encomendas pessoais, quadros, estampas para camisa etc., mas recentemente fui convidado para um projeto de quadrinho independente muito legal chamado Devaneios. Minha primeira participação em um quadrinho, apesar de já ter feito algumas tirinhas.

Você prefere desenhar em papel ou no digital?

Jessé: O desenho analógico tem a magia da textura do papel, de se sujar de tinta ou nanquim, mas acho que o desenho digital tem a vantagem de rapidez na produção, e para o artista é mais barato. Mas não acho que o desenho analógico irá morrer. O mercado é grande e tem espaço para tudo e todos.

Mario, de Jessé Luiz
Mario, de Jessé Luiz

Quanto tempo em média você leva para concluir uma ilustração?

Jessé: Em média de 3h a 5 horas. Estou tentando diminuir esse tempo. Mas no geral, em dia de semana, por conta das obrigações da faculdade, eu faço mais speed painting, ou seja, ilustrações de 30 minutos a 1 hora.

I am Groot, de Jessé Luiz
I am Groot, de Jessé Luiz

O que você acha do mercado para ilustração?

Jessé: Acho que está fervilhando de oportunidades, desde criações de mascotes para empresas à ser desenhista de um título grande da Marvel. Tudo só depende de você. Se você tem o sonho de ser desenhista você tem que correr atrás, estudando, treinado, sempre se aprimorando, porque o mercado tem oportunidades, mas é um mercado competitivo. Se você não se preparar par ser o melhor, as portas se fecham para você. Existem “facilidades” para seu primeiro trabalho publicado. A regra de ouro do mercado hoje é “se lançar”. Hoje em dia você tem estúdios que ensinam e ao mesmo tempo são agências, ajudando em seu primeiro Job. E ainda temos o Crowdfunding, como o Catarse, que lhe ajuda na sua produção independente.

Pulp Hazel e Cha-cha, de Jessé Luiz
Pulp Hazel e Cha-cha, de Jessé Luiz

Você já colocou um projeto seu no Cartase?

Jessé: Não, mas é meta pra esse ano de 2015. Mas já estou envolvido em um projeto coletivo, como já falei acima, se chama Devaneios e é um projeto super bacana que conta com muitos desenhistas bons, e eu no meio.

Você pode falar um pouco mais sobre o Devaneios?

Jessé: Claro, Devaneios é uma HQ escrita por Jefferson Pereira e ilustrada por mais de 30 artistas, cada desenhista desenha uma página com total liberdade artística. São 6 histórias no total, as histórias são devaneios, quase um sonho acordado, os roteiros tão lindos. Vale o apoio para que esse projeto se torne realidade.

Ramona, de Jessé Luiz
Ramona, de Jessé Luiz

Você tem alguma consideração final?

Jessé: Tenho. Quero agradecer por essa oportunidade de poder falar um pouco sobre o que gosto de fazer. E quero pedir do fundo do meu coração que os pais que estiverem lendo essa entrevista apoiem os sonhos de seu filhos, seja o sonho dele ser desenhista, musico, tanto faz. Eu falo isso porque no início das minhas descobertas nesse mundo ilustrado, eu vi que dava pra viver fazendo o que mais gosto, mas meus pais vieram com um balde água fria: “isso não dá dinheiro… você vai morrer de fome… isso não é profissão, vá fazer um concurso público…”. Não façam isso com seus filhos. E filhos, não deixem que nada fiquem no caminho do seus sonhos.

 

Se você quer conhecer outros trabalhos de Jessé Luiz ou bater um papo sobre ilustração, visite sua página no Facebook. Ou entre em contato pelo email: jesseluiz88[at]gmail.com

 

Por Layse Julyanne

Graduada em Comunicação em Mídias Digitais da UFPB, Desenvolvedora Web, Produtora de Conteúdo, inventora de bugigangas aleatórias e desenhista nas horas vagas! Idealizei o evento Bit.Week e sou fundadora do canal Midipoca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.