Categorias
Variedades

Entrei na agência e agora?

“Leia isso antes de ligar o iMac pela primeira vez.”



Não é difícil encontrar diversos artigos, matérias, podcasts que beiram o heroísmo com o tema “Saí da Agência e Agora”. Normal. Em uma profissão onde o stress criativo, a concorrência excessiva (que beira a deslealdade), as jornadas de trabalho inumanas, formada basicamente por profissionais com sentimentos que beiram profissionais da arte (há quem se comporte como tal) é comum que a fuga ou a mudança de rumos seja sempre vista com ares de pompa. Mas a nossa espécie não está em extinção. O número de profissionais se formando em Comunicação e Design tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. E quando estes se formam (ou até antes mesmo em estágios, por exemplo) começa a busca incessante por um lugar ao sol numa agência de publicidade ou escritório de design. E não pense que esse sonho termina obrigatoriamente com um leão em Cannes. Estudos comprovam que o tempo de permanência e a absorção de estagiários em agências têm diminuído consideravelmente. E o porquê disso?Faculdades (ou a grande maioria delas) não preparam profissionais para o mercado. Por diversos motivos: falta de educadores gabaritados, matérias obrigatórias pelos órgãos de ensino defasado e etc. Então todas as rotinas aprendidas na faculdade, os cases apresentados no período acadêmico a analise de trabalhos, todas essas coisas na prática só servem como uma base para a construção de um profissional.

Mas calma, não criemos pânico.
Estou aqui com o iMac ligado e pretendo não perder o emprego até o fim do dia.

O QUE EU FAÇO?
Não existem regras ou receitas. Mas com base no excelente “Manual do Estágiario” que você encontra facilmente disponível na websfera do grande Eugênio Mohallen e com um pouco de experiência que adquiri durante estes dez anos de trabalho agrupei cinco pequenos passos a serem feitos por quem começou agora a viver nessa profissão que, para mim, é a experiência mais divertida que se dá para fazer estando-se com roupa.

1) No início, observe mais: É isso mesmo. Por mais louco que possa ser (e deve ser) o dia a dia nessa oportunidade que te deram, gaste um bom tempo do dia observando. E vale tudo: anuários, os trabalhos daquele cliente naquela agência.

2) Não tenha medo de perguntar: Mas vale um chato que pergunta do que um calado que faz errado.

3) Anote sempre. Anote as respostas de todas as perguntas que fizer. Anote o nome das pessoas. Anote e registre tudo sempre. Vai te poupar tempo.

4) Eleja um exemplo: Em qualquer lugar existem as pessoas que se destacam. Marque essa pessoa como uma estrada a seguir e extraia dela tudo que você puder. Vai te ajudar a crescer. FAVOR NÃO CONFUNDIR COM PUXASAQUISMO.

5) Entregue o Além. Isso é vital. Não se espera que um estagiário entregue o esperado de um estagiário. Espere que ele entregue mais do que os assistentes, do que os diretores e dos donos. Então não se limite a atender o briefing. Esqueça as suas redes sociais. Trabalhe arduamente porque atrás de você exsite uma fila de pessoas querendo este mesmo lugar que você está.

E a dica extra: DIVIRTA-SE. O nosso oficio exige amor e muita entrega. E se você não ama o que faz não vai conseguir nada se não tiver amor no seu tempero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.