Categorias
Áudio & Vídeo Filmes

Top 5 – God Save The Queen

O pequeno George Alexander Louis nasceu essa semana na Inglaterra. O bebê, filho do príncipe William e da duquesa de Cambrigde, Kate Middleton, é o terceiro na linha de sucessão no trono real inglês. Houveram apostas sobre o nome do bebê, repórteres passaram dias na frente do hospital, pessoas aguardavam ansiosamente o nascimento e, enquanto isso, a rainha estava confortavelmente em seus aposentos reais esperando pela notícia que deveria chegar até ela em primeira mão.
Então prepare o clima, o dê o play em The Queen is Dead, dos Smiths, e acompanhe nosso top5 que hoje homenageia a realeza britânica e toda a sua rigorosidade e pomposidade.


5 – Henrique V (1989)

O filme é baseado na obra teatral de Shakespeare que, por sua vez, é baseado na história real do rei Henrique V. Quer dizer, realé algo difícil de se afirmar nesse caso. A batalha de Agincourt ocorreu durante a guerra dos cem anos entre a França e Inglaterra, sabemos. Mas com todos aqueles floreios e dialógos pomposos? Difícil dizer. A obra é um clássico e esta uma das melhores adaptações. Verdadeiro ou não, o discurso de Henrique V do dia de São Crispim momentos antes do conflito ainda nos dá arrepios. 
Conhecido por suas interptretações de Shakespeare, Kenneth Bragham, ou melhor, Sir Kenneth Bragham dirigiu e protagonisou o longa que também conta com grandes nomes no elenco: Judi Dench, Dereck Jacobi e o jovem Christian Bale.

  


4 – Shakespeare Apaixonado (1998)

Will Shakespeare (Joseph Fiennes) é um jovem poeta que conseguiu patrocínio para sua próxima peça, mas sofre de um bloqueio criativo até que conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow) uma jovem da corte que sonha em atuar, algo proibido para as mulheres naquele tempo. A Rainha Elizabeth (Judi Dench) sempre foi uma grande incentivadora do teatro e ela tem um papel essencial na trajetória do poeta. Mas vou logo dizendo – e aqui vão spoilers – a rainha nunca pisou ou pisaria no Globe Theatre, a última cena do filme nunca teria acontecido de verdade.
O longa é leve, divertido, desprentencioso e inteligente. Figurinos lindos e ótimas atuações – Gwyneth Paltrow roubou levou o Oscar por esse papel no mesmo ano em que Fernanda Montenegro concorria por Central do Brasil. 




3 – A Rainha (2006)


Após a inesperada morte da princesa Diana em um acidente de carro, a família real decide permanecer em silêncio no castelo de Balmoral. Os ingleses estão inconsoláveis, não entendem a atitude da realeza e pedem apoio à rainha(Helen Mirren). Tony Blair, recentemente eleito primeiro ministro, percebe que precisa tomar decisões que reaprocimem a família real da população.

Helen Mirren alcançou o que parecia impossível, ela humanizou e expos os dilemas da personagem sem cair em uma interpretação caricatural da rainha.  A exibição do longa no Festival de Cinema de Veneza rendeu 5 minutos de aplausos a atriz. Long live the queen.





2 – O Discurso do Rei (2010)

Após a abdicação de seu irmão, George VI (pai da rainha Elizabeth) assume o trono relutantemente. Considerado inapropriado como rei devido a sua gagueira, George apela para os métodos não convencionais de Lionel Logue, um terapeuta da fala. Através muitos exercícios de fala e de uma amizade pouco provável, George tenta vencer sua gagueira e liderar o país que passa por uma guerra.

O longa conta com um grande elenco: Colin Firth, Geofrey Rush, Helena Boham Carter e Michael Gambon. Vencedor de 4 Oscars, melhor direção, melhor fotografia, melhor roteiro e melhor ator para Colin Firth. O filme é divertido, com alguns momentos comoventes e muito bonito visualmente.  




1 – Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)

Escrito e dirigido pelo grupo de comédia britânico Monty Python, o filme é baseado na busca do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda pelo Santo Graal de forma muito irônica e divertida, claro. O longa de baixo orçamento – a produção não podia ao menos pagar por cavalos, os atores então fingiam galopar enquanto batiam cocôs uns nos outros para simular o trote dos cavalos – se resume à 4 comediantes brilhantes interpretando sketches um atrás do outro, criticando o absolutismo dos reis, a vida dos camponeses e o mito da vida do rei Arthur.

É um dos melhores filmes do grupo e uma das comédias mais divertidas de todos os tempos. As locações e diálogos são memoráveis e hilários, os cavaleiros de dizem Ni!, o coelho assassino e the black knight permanecerão para sempre como um verdadeiro clássico. 


Postado por

Minna Miná

Estudante de Comunicação em Mídias Digitais na UFPB e ilustradora, publico meus trabalhos na internet desde 2008 e encontrei no meio uma forma de obter retorno e conhecer novos artistas. Adoro filmes, leio sobre filmes, faço resenhas sobre filmes aqui no blog e nas horas vagas, adivinhem só, amo ir ao cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.