Categorias
Áudio & Vídeo Música

Música online sem download? Conheça o Grooveshark!

Com o aumento da velocidade de conexão da internet que não é lá grande coisa comparada a velocidade em outros países, fica cada vez mais comum o uso de serviços de streaming (compartilhamento online de dados multimídia). E quando se fala em compartilhamento online de música, o Grooveshark é um nome que tem ganho destaque nos últimos tempos.

Lançado em meados de março de 2007 e bem diferente do que é hoje, o Grooveshark nasceu para ser um concorrente do antigo Kazaa, software de compartilhamento P2P e cheio de vírus embutido. Ele começou suas atividades cobrando cerca de US$ 1 onde parte do dinheiro ia para quem fez o upload da música e parte ia para o próprio Grooveshark. Porém, hoje, para utilizar o serviço não é preciso nem ser cadastrado. Basta apenas acessar o site e, assim como o YouTube, basta navegar através de seu layout simples e objetivo.

Tela Inicial do Groveshark: Layout simples e de fácil navegação.
Existe a possibilidade de fazer um cadastro e obter alguns benefícios como salvar playlist, “seguir” seus artistas favoritos, etc, o que é muito bom, afinal, ninguém gosta de montar aquela playlist perfeita 30 milhões de vezes. Existe também a possibilidade de se tornar um membro “Pro”, com mais vantagens.
Como qualquer outro serviço de streaming de áudio, o Grooveshark é baseado em uma vasta biblioteca musical de artistas de todos os estilos musicais e de todas as nações. Para procurar suas músicas favoritas, basta apenas digitar o nome da música ou o nome do artista na barra de pesquisas que fica na parte superior que rapidamente você encontrará uma lista de opções para você ouvir. E dificilmente você não encontrará a música que você queria ouvir pois a biblioteca do Grooveshark possui musicas de artistas internacionalmente conhecidos como Justin Timberlake e Madonna, assim como bandas brasileiras e independentes, como é o caso da banda paulista Velhas Virgens.
Gerenciar as playlists no Grooveshark é uma tarefa fácil e que qualquer um consegue sem problemas.
E sabe um detalhe bem legal? O primeiro programador do Grooveshark foi um brasileiro! O nome dele é Paulo da Silva e ele ainda integra a equipe Grooveshark. Ele ainda foi um dos responsáveis por criar a Universidade Grooveshark, responsável por formar diversos programadores.
Se eu fosse você iria direto para o Grooveshark e aproveitaria cada segundo desta maravilha. Afinal, como quase toda idéia boa que tem na internet, sempre tem algumas almas sebosas pessoas que querem acabar com a festa. Hoje, o Grooveshark enfrenta uma briga judicial contra gravadoras como EMI, Sony e Universal, o que pode fazer o serviço sair do ar. Mas para isso ocorrer, acredito que falta muito tempo, se é que realmente isso venha acontecer.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.