Imagem: Antoine Brauvillain

Imagem: Antoine Brauvillain

Vamos falar de Internet Justa?

Para quem ainda não sabe direito sobre isso, vamos contextualizar: Recentemente uma grande operadora de internet decidiu mudar sua forma de fornecer internet aos cliente. Da mesma forma que os pacotes de internet móvel, essa operadora quer vender seus pacotes de internet banda larga com franquia de consumo de dados. Isso significa que você terá um limite de uso da internet, e, segundo a própria operadora, quem consome menos pagará menos e quem consome mais pagará mais.

Porém, existem muitas letrinhas miúdas nessa proposta que muita gente não percebe, e que impacta diversos tipos de profissionais, incluindo nós, produtores de conteúdo, que dependemos arduamente da internet para o trabalho.

No nosso caso, a internet é utilizada para coleta de informações, compartilhamento de conteúdo e é o meio onde nossos leitores, inscritos e seguidores conseguem consumir o que produzimos. Ou seja, toda nossa cadeia produtiva é afetada diretamente por essa mudança.

Um exemplo são as pessoas que produzem vídeos para o YouTube. Eles terão problemas para compartilhar seu conteúdo e seus seguidores terão problemas em assistir. Já que a banda de internet será limitada, as pessoas pensarão duas vezes antes de assistir um vídeo em 1080p, ou 4k, e o produtor de conteúdo pensará duas vezes antes de fazer o upload de um vídeo da mesma qualidade.

Nesse mesmo caminho vão os fotógrafos, blogueiros, snapchaters e por aí vai, que utilizam mídias dos mais diversos tipos para oferecer um trabalho de alta qualidade. Ao invés de evoluir, muitos trabalhos terão que regredir para que o seu público possa conseguir ter acesso ao seu conteúdo. É um processo muito ruim para uma época onde a internet lidera a forma como as pessoas consomem conteúdo e informação.

Para ajudar você a entender mais sobre o assunto e como isso impacta o nosso trabalho, vou deixar aqui embaixo 2 conteúdos bem bacanas. Um é o vídeo do Leon e Nilce (do canal Cadê a chave?) onde eles falam sobre o que é essa mudança e porque devemos contestar tudo isso. E o outro é um texto do Jovem Nerd comentando sobre o impacto dessa decisão para os produtores de conteúdo.

E você? O que acha disso tudo? Conta aí nos comentários.

Clique aqui para ler o texto do Jovem Nerd.

Vídeo do canal Cadê a Chave?: