Categorias
Apps Variedades Web

Eu Desafio Você

Todo dia a gente acorda, trabalha, estuda e vai vivendo sempre a mesma rotina. Às vezes saímos, relaxamos e na segunda-feira estamos de novo na correria. Mas e se nós parássemos para ver os pequenos detalhes ou pessoas que passam despercebidas? Se a gente tentasse experimentar algo novo, as vezes simples, mas que nunca pensamos em fazer?

É com essa ideia que Jeff Carvalho resolveu nos desafiar. O projeto Eu Desafio Você nasceu como um aplicativo e hoje está também presente no formato de cartões impressos, levando pequenas gentilezas e desafios que podem mudar seu dia.

Jeff é pernambucano e atualmente mora em João Pessoa. Técnico em T.I. pelo IFPE, hoje está no curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. Conversei um pouco com ele sobre o projeto.

Aplicativo do Eu Desafio Você

De onde nasceu o Eu Desafio Você?

O projeto inicial nasceu com o objetivo de tirar as pessoas de suas zonas de conforto. É muito fácil cairmos na armadilha de agir no automático, ignorando os pequenos detalhes e perdendo a sensibilidade com o mundo. O EDV nasceu com o propósito de justamente evitar essa automação, quebrando a rotina uma vez ou outra por meio de desafios simples.

Como funciona?

Basicamente tem duas formas de interagir com o Eu Desafio Você, a primeira é através do aplicativo, lá a experiência é mais pessoal, o app desafia você. A segunda forma é mais pública, você desafia outras pessoas através de cartões. Cada cartão tem um desafio e um código único, você cumpre o desafio, faz check-in no site usando esse código e depois desafia outra pessoa dando o cartão para ela. Ah! Também é possível rastreá-lo no site para saber por onde ele andou antes de chegar nas suas mãos.

Quem tanto está envolvido com o projeto?

Uma das coisas que mais gosto no EDV é essa pegada colaborativa que ele tem, depois que lancei os cartões para a interação offline ele deixou de ser algo centralizado e ganhou várias extensões em várias cidade. Vários amigos e parceiros estão ajudando na distribuição dos cartões pelo Brasil.

Cartão do Eu Desafio Você

E se eu quiser participar?

No site do projeto você pode solicitar um pack de cartões, daí envio para seu email um arquivo pdf para você imprimir na sua cidade e começar a distribuir também. Essa é a forma mais legal de participar do EDV, rende ótimas experiências.  

Que tipos de desafios eu vou encontrar?

Existem basicamente dois eixos: No aplicativo os desafios são mais aleatórios e tem o objetivo de mexer com sua rotina, por exemplo “Ir para o colégio/faculdade/trabalho com meias diferentes” ou “Usar o Bing na próxima pesquisa” (quem usa o Bing?), já nos cartões o objetivo principal é gerar pequenos atos de gentilezas como “Dar uma flor para alguém” ou “Elogiar genuinamente 5 pessoas”.

Como foi o processo criativo para fazer os desafios?

Para criar o desafio existem duas regras: 1. Não pode machucar ninguém (óbvio) e 2. Tem que gerar uma boa experiência. Depois de ter isso em mente comecei a pensar em pequenos atos que para muitos podem parecer banais, mas que possuem o poder de mudar o dia das outras pessoas. Outra coisa que tentei fazer foi deixar brechas interpretativas, os desafios não são contratos com mil cláusulas, quero que a pessoa se sinta à vontade para explorar as possibilidades.

Como funciona o cartão

Mas e você, quantos desafios já conseguiu completar?

Essa é uma ótima pergunta (risos). Eu tenho uma meta pessoal de cumprir todos os desafios que coloco nos cartões e no aplicativo. Não sei exatamente quantos eu já cumpri, mas com certeza já foi mais que a metade.

O que planeja para o futuro?

O Eu Desafio Você brincará mais com a cidade, além dos cartões haverão cartazes em pontos estratégicos (a primeira cidade será João Pessoa, mas há planos de expansão) com desafios específicos para aquele determinado local. Sempre que um novo cartaz estiver disponível vamos notificar no nosso Twitter, Facebook e Instagram além de colocar no mapa lá no site.

Suas considerações finais?

Quero agradecer o pessoal do MidiaDrops pela oportunidade de falar um pouquinho mais sobre esse meu novo projeto que estou muito feliz com a aceitação e o alcance que estamos tendo. E se quiser trocar uma ideia comigo sobre o EDV ou se ficou alguma dúvida no ar, podemos puxar a discussão tanto aqui nos comentários como lá no meu Twitter.

 

Agora é com você! Vai no site do EDV, solicite seus cartões e desafie seus amigos, parentes ou desconhecidos. Garanto que você vai ter ótimas histórias pra contar depois!

 

Por Layse Julyanne

Graduada em Comunicação em Mídias Digitais da UFPB, Desenvolvedora Web, Produtora de Conteúdo, inventora de bugigangas aleatórias e desenhista nas horas vagas! Idealizei o evento Bit.Week e sou fundadora do canal Midipoca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.