Categorias
Variedades

Tecnologia gera preguiça?

tecnologia-preguiça-midiadrops

Certamente que todos (ou boa parte de vocês) já pararam para pensar na relação que a tecnologia tem com o dia a dia de cada um. Essa semana me deparei com uma situação um tanto quanto estranha, pois precisei escrever um pequeno texto na agência que trabalho, porém, ficamos sem energia por algumas horas, resultado? Tive que escrever o texto a mão. Parece exagero, mas senti plena dificuldade em escrever um texto de umas 10 ou 15 linhas! Não só por causa da gramática (um beijo para quem inventou o corretor ortográfico), mas por causa da falta de manuseio com a caneta mesmo. Senti como se minha mão direita estivesse com um pequeno defeito de fábrica, já que ela não obedecia corretamente aos comandos que meu cérebro estava enviando.

Pois bem, chego ao ponto crucial do assunto proposto, afirmando que a tecnologia e todo o seu aparato está nos deixando preguiçosos. Não posso generalizar, pois, não sei o que seria da nossa vida sem o computador, smartphone e qualquer outro eletrônico que nos acompanha diariamente, mas entro na seguinte questão: Tanta facilidade com o advento dessas ferramentas, as vezes não atrapalha? Se vou escrever um texto no Word e erro a grafia de alguma palavra, o próprio software corrige pra mim! Se vou desenvolver uma arte em algum software de edição, sabendo utilizar a ferramenta certa, ele me ajuda em grande parte do trabalho! Se preciso me comunicar com alguém, já nem preciso mais ligar, pois, posso usar comunicadores instantâneos que aceitam texto, voz e emoticons! O que não se pode negar é que com o Word nos ajudando tanto assim, acabamos nos esquecendo de como escrever as palavras corretamente, quando não temos acesso a ele num momento de necessidade e falta de energia, por exemplo. Outra coisa é que com as facilidades de algumas ferramentas presentes nos softwares de edição, quando vou fazer a mão, acabo sendo atrapalhado pela comodidade e me esqueço dos princípios básicos de design/ilustração. Fora que com o uso dos comunicadores instantâneos, detalhes de uma conversa podem ser esquecidos facilmente, diante das várias formas de distração e comunicação, como os emoticons que distraem e as vezes não comunicam o que realmente deveriam.

Volto no início do texto, quando afirmei ter perdido o manuseio da caneta ao escrever um texto, me lembrando que minha mão travou, as letras não saíram conforme eu gostaria que saíssem e consequentemente, achei estranho e difícil escrever a moda antiga. É óbvio que essa tecnologia toda é benéfica a todos nós, mas não devemos nos apoiar somente nela. Hora ou outra somos pegos de surpresa e precisamos desenvolver trabalhos sem o uso dessas ferramentas. A tecnologia (como qualquer outra coisa), se bem usada nos traz benefícios, porém, se usada com exagero passa a ser uma pedra de tropeço. Não deixe de escrever a mão, sempre que puder! Não deixe de desenhar a mão constantemente, para não perder o costume! Seja um profissional eclético e preparado para quaisquer circunstâncias. Seja um ser humano capaz de se adaptar as situações, caso contrário, sua letra pode não sair tão bonita, como era antes do computador…

Por Johnathan Sthefano

Sou apaixonado pela minha família e pela dádiva de viver cada segundo dessa vida!!! Também sou só um designer gráfico que não gosta de café e nem de vídeos do Youtube que tenham mais de 5 minutos de duração...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.