Categorias
Áudio & Vídeo Música

Sobre o falecimento do Grooveshark e minha experiência com o Deezer

Untitled-1

Por favor, sem julgamentos, mas só agora estou saindo do luto com o fim do Grooveshark. Foi uma surpresa pra mim, eu passei o final de semana fora e ao retornar fui recebida com a seguinte mensagem ao acessar o site:

Grooveshark-note

 

Bom, se trata de uma explicação sobre o que houve e o site pede desculpa às gravadoras e aos fãs, pois, como era de conhecimento de todos, as músicas eram enviadas para o site pelo usuário, ou seja, sem direitos. Tanto é que em alguns artistas o nome precisava ser diferente para não ser reconhecido como pirata (lembro bem que Oasis tinha uns símbolos estranhos no nome haha). Apesar disso, só escutava música pelo Groove. Vários artistas, layout fácil e ainda por cima, realizava scrobbling com o Last.fm.

A partir disso, me tornei a viúva do Grooveshark. Passei um tempo sem ouvir música no trabalho, quando ouvia, era por playlists no youtube. Na sua cabeça já deve estar piscando em caixa alta e neon a palavra Spotify, mas, me perdoem, não sei o porquê, mas não gosto da plataforma. É. Aceitem.

Então, um belo dia, por indicação de uma colega do trabalho, resolvi conhecer o Deezer e, só assim, superei o luto.

Primeiro, você precisa criar uma conta pra poder escutar músicas. Conta criada, você tem uma vastidão de artistas e, o melhor: o layout do site é igualzinho ao do Groove! <3

1

 

Assim que você entra, tem uma vários artistas sugeridos, recém adicionados, playlists, temas e albuns que você poderia gostar e uma compilação de músicas feita pelo site de artistas diversos que é só você dar o play que ela já tá prontinha (ali no canto inferior esquerdo).

2

Quando você clica na barra de pesquisa, aparece seu histórico recente o que, por um lado é bom porque você lembra quais artistas você já pesquisou, mas por outro é ruim porque te acostuma a escutar só aqueles.

Só por questão de preferência mesmo e porque é praticamente idêntico ao Groove, eu vou de Deezer. <3

Por Bianca Xavier

Graduanda de Mídias Digitais pela UFPB, social media, pseudo niilista, sempre tentando decidir alguma coisa, muitas vezes não decidindo nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.