Categorias
Criatividade Design sem categoria

Os Achismos no meio profissional – Nova Identidade Visual da GOL

O que te parece não ser legal, pode de fato não ser criativo?

Acompanhando fóruns, grupos de discussões, blogs e páginas de Design Gráfico / Publicidade e Propaganda / Marketing e por aí vai, me deparei com uma situação que deixou de ser nova a bastante tempo, mas que insiste em se instalar nas rodas de conversas sobre o tema: A incrível capacidade de se criticar sem conhecer o assunto! Bem, se tratando de designers e profissionais afins, aparentemente a crítica construtiva deveria ser um dos pilares para se alcançar resultados melhores, porém, o que se vê nesse meio é um monte de achismos e “gosto não gosto”, totalmente voltados para o pessoal, sem qualquer embasamento teórico ou no mínimo uma ambientação sobre os porquês para se chegar a tal resultado.

Para ser mais claro, essa semana a GOL – Linhas Aéreas Inteligentes anunciou (e mostrou) sua nova Identidade Visual, com um novo conceito totalmente diferente do que foi usado a alguns anos e isso gerou muitas críticas destrutivas sobre o projeto.

Gol - Linhas Aéreas Inteligentes anuncia sua nova Marca.
Gol – Linhas Aéreas Inteligentes anuncia sua nova Marca.

O que vem ao caso nesse texto, não é se a marca ficou bonita ou não, mas sim, o conceito que foi empregado nessa nova marca e o fato desse conceito não ter ficado tão claro entre os profissionais de Design e Marketing, pois, uma chuva de “Eu não gostei”, “Eu faria melhor!”, “Eu iria por outro caminho”, “Alguém ganhou dinheiro para fazer isso?”, simplesmente inundou a internet, fazendo com que o trabalho fosse questionado em alguns pontos por esses profissionais.

A grande questão deveria ser: “Como chegaram a esse resultado?” Mas as críticas pessoais tomaram conta dos grupos de Design e a galera caiu matando em cima do trabalho feito pela AlmapBBDO! O Marcello Serpa, sócio e co-presidente da agência, ressaltou parte do conceito empregado nessa nova Identidade Visual, dizendo o seguinte: “Trabalhamos com a Gol há 14 anos e acreditamos na eficiência que a empresa traz para a aviação. Com essa nova identidade, quisemos retratar a inteligência e democracia da companhia. A Gol une histórias e pessoas e nada melhor que dois elos se unindo para representar essa força”.

Ao meu ver, a marca estava mesmo precisando de uma nova roupagem, visto que, seu conceito estava totalmente distorcido. Ler o conceito do idealizador do projeto, foi de extrema importância para esboçar qualquer opinião sobre o trabalho. Eu tentei analisar primeiro como cliente e depois como designer (é difícil separar isso as vezes), por isso, como cliente vendo ela aplicada nos aviões me deixou encantado, pois a antiga já deu o que tinha que dar, mas essa nova revitalizou a empresa de tal modo que a modernidade e o elo entre as pessoas foram fatores primordiais para o bom início dessa nova fase da empresa. Como designer, notei uma dificuldade em pronunciar GOL, pois, a letra O duplicada me causou uma certa estranheza, mas nada que fizesse com que o trabalho fosse ruim na minha cabeça.

Comparativo entre a marca antiga e a nova marca da GOL - Linhas Aéreas Inteligentes.
Comparativo entre a marca antiga e a nova marca da GOL – Linhas Aéreas Inteligentes.

A verdade é que o senso crítico precisa ser melhorado em nosso meio, pois, duras críticas (disfarçadas de construtivas, mas que na verdade não servem para melhorias) tem sido a base da opinião de alguns e isso é ruim quando se trata de mercado, pois, retrata sua própria imagem como pessoa.

Alguém que não consegue lidar com opiniões diversas precisa se reinventar como profissional, já que o mercado é evolutivo. Analisar um projeto finalizado sem ao menos tentar compreender o conceito empregado no mesmo, é um erro absurdamente grotesco que não deveria ser cometido nem mesmo por principiantes.

Quando analiso uma situação por todos os ângulos e óticas, consigo gerar uma opinião crítica não redundante acerca daquilo e isso me faz crescer como pessoa e como profissional. Os achismos ficam de lado, partindo para as certezas de que o trabalho idealizado se torna um bom resultado de um conceito imaginado. Quando o conceito é aliado a execução, a linha da perfeição é traçada de forma consistente e os traços de um trabalho bem feito se tornam eficazes.

Lembremos sempre que a argumentação embasada na teoria, é o pilar de sustentação de uma boa e saudável discussão. Portanto, antes de empregar seus achismos, procure saber mais sobre o assunto e se pergunte o porquê de se alcançar tal resultado, ok designers? #FicaDica

Por Johnathan Sthefano

Sou apaixonado pela minha família e pela dádiva de viver cada segundo dessa vida!!! Também sou só um designer gráfico que não gosta de café e nem de vídeos do Youtube que tenham mais de 5 minutos de duração...

Uma resposta em “Os Achismos no meio profissional – Nova Identidade Visual da GOL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.