Categorias
Social Media Web

O Instagram Para Empresas

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos, de forma simples, rápida e envolvente, com a possibilidade de direcionar as postagens para outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Hoje em dia, é uma das redes que mais tem apresentado aderência de novos usuários.

Com suas características realmente interessantes para o marketing digital, o Instagram vem sendo explorado por uma grande parte das empresas brasileiras, que concentravam os esforços de relacionamento e digital branding sumariamente no Facebook e, em alguns casos, no Twitter.

Mas, então, você não sabe por que utilizar o Instagram para o marketing digital? Abaixo, são listadas algumas das principais vantagens de se utilizar esta incrível rede de compartilhamento para o crescimento de um negócio:

Maior Engajamento

VivoMiles Insights
(Imagem: Reprodução / VivoMiles Insights)

Uma imagem postada no Facebook, numa página com 2.000 seguidores, por exemplo, gera um alcance orgânico menor que 10% e um envolvimento de cerca de 1% dos seguidores da página, sem  impulso de publicações. No Instagram, a mesma postagem consegue um envolvimento cerca de 20 vezes maior e,  o melhor,  sem gastar um centavo com publicidade.

Promoções instantâneas

Pessoas usam o smartphone enquanto estão andando na rua. Enquanto andam pelas ruas da cidade, elas acessam o Instagram, o Facebook, o Twitter (e quase são atropeladas enquanto fazem isso. Fica o insight.). O Instagram serve como um excelente complemento para as ações de marketing em tempo real, principalmente no segmento de comércio.  Um exemplo: “Tá fazendo um calorão, né? A gente sabe que você deve estar com muita vontade de tomar um sorvete. Por isso mesmo, a gente resolveu fazer uma coisa legal: os 5 primeiros que chegarem à Soverteria da Marina e mostrarem esta imagem, vão ganhar 1 casquinha especial, para dar  aquela refrescada. Vem logo, antes que acabe! :D”.

Hashtags podem ser usadas como classificados

hashtags
(Imagem: Reprodução / Reachpod)

 

Além do marketing em tempo real, é possível utilizar as hashtags como verdadeiros classificados de jornais.  Claro, o anúncio não vai ficar lá no topo por dias a fio, a menos que seja uma hashtag de pouca utilização pelos usuários (por outro lado, essas hashtags podem ser estratégicas,  a exemplo de uma região da cidade onde a empresa se encontra). É possível ampliar o alcance da marca através da utilização de hashtags, mostrando os produtos e serviços oferecidos para cada pessoa que clicar ou buscar  as hashtags postadas pela empresa.

Público jovem

Jovens com Tablet
(Imagem: Reprodução / Futurecom Blog)

 

A grande maioria dos usuários do Instagram é jovem, entre 16 e 30 anos, o que faz da rede um poderoso ambiente de marketing para marcas que têm os consumidores jovens como público de interesse primário.

Além dessas 4 vantagens listadas, existem muitas outras em se utilizar o Instagram como ferramenta de marketing digital, afinal, é uma rede simples que dá diversas possibilidades de atuação. Para se ter um bom retorno e um posicionamento de marca sólido na web, as redes sociais devem ser trabalhadas em conjunto, pois desta forma, uma complementa a outra, o engajamento  tende a ser maior e sempre teremos o melhor custo x benefício na gestão do marketing digital da empresa.

Por Alexander Souza

Graduando em Relações Públicas, social media freelancer, apaixonado por comunicação e música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.