Categorias
sem categoria

A Magia do Vale do Rio Omo

O Vale localiza-se em um território às margens e nas montanhas do rio Omo, no sul remoto da Etiópia, onde há séculos vivem tribos que preservam os costumes e os comportamentos das raízes da África primitiva e, por isso, por muito tempo, sua cultura permaneceu intocável. Porém, essa população vem sendo cruelmente agredida e invadida por turistas e missionários, e pela construção de uma grande hidroelétrica, que irá alagar toda área povoada pelas tribos.

Um lugar de cultura mística, onde magias e rituais estão presentes, assim como a forma que esse povo encontrou para se enfeitar e se autoexpressar, pintando seu próprio corpo. Em poucos minutos e com uma precisão impressionante, das pernas à cabeça, eles se encontram completamente cobertos por um tipo de tinta artesanal, apenas usando as pontas dos seus dedos. Nunca uma pintura é igual a outra, eles não possuem técnica alguma, é uma espécie de arte pura que é feita de acordo com a intuição.

Foto de Hans Silvester.
Foto de Hans Silvester.

É uma arte ancestral praticada por todos os membros das tribos: homes, mulheres, crianças, jovens e idosos. Sua principal fonte de inspiração é a natureza, a pintura faz com que eles se sintam parte dela.

Tribo03

Com a inundação da margem, as tribos teriam que se deslocar para regiões próximas e desenvolver um novo meio de agricultura, cultivo e plantio, tendo em vista que desde seus primeiros habitantes eles utilizam o rio como fonte principal no auxílio de suas plantações e cuidado do rebanho.

tribo03

Segundo análise de estudiosos do ocidente, estes consideraram-os como gênios da arte, comparando os traços pintados em suas peles, aos traços das telas de Pablo Picasso e Joan Miró.

Além da perda material, de suas casas e de seus rebanhos, há a preocupação da perda cultural desse povo, que a cada dia vai sendo perdida pelas imposições do governo da Etiópia. O povo tribal continua lutando para que alguém escute seu chamado de socorro.

Por Bianca Xavier

Graduanda de Mídias Digitais pela UFPB, social media, pseudo niilista, sempre tentando decidir alguma coisa, muitas vezes não decidindo nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.