Categorias
Variedades

Quadrinhos na Paraíba


E o tema de hoje é: quadrinhos! Mas não especificamente aqueles conhecidos nacionalmente e internacionalmente que nos acompanharam na infância, como “A turma da Mônica” e os tantos de superheróis. Saindo um pouco do foco da produção de quadrinhos das regiões sul/sudeste, subimos até o nosso estado, a Paraíba, que já tem uns bons anos de tradição na bagagem.

Há mais de 50 anos a produção de quadrinhos é realizada por aqui e a capital, João Pessoa, mantém um grupo fiel de colecionadores, quadrinistas e entusiastas. O primeiro quadrinho paraibano foi publicado em 1963 por Deodato Borges, que era jornalista, roteirista e quadrinista. O artista foi o criador do personagem “Flama”, que surgiu nas novelas de rádio e foi um dos primeiros a aparecer em revistas em quadrinhos publicadas no nordeste. Com tanto talento, Deodato deixou “de herança” para o mundo dos quadrinhos toda a mestria do seu filho, Mike Deodato Jr, que aperfeiçoou seus desenhos com os ensinamentos do pai.

Sem perder muito tempo, já aos 15 anos Mike lançou a sua primeira revista independente de HQ de um personagem criado por ele, o Ninja. Após diversos outros trabalhos, o artista leva o seu talento para fora do país ao desistir do seu curso de comunicação na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e ir até à França para participar do XIII Salão Internacional de Angoulême. Com diversos contatos, ao mesmo tempo em que trabalhava como diagramador e desenhista nos jornais da Paraíba, passou a publicar trabalhos na Europa.
Segundo o artista, a paixão mútua entre ele o pai pelos quadrinhos fez ambos serem bastante próximos e incentivou o seu trabalho. Em uma entrevista, Mike fala sobre a realização de trabalhar em grandes empresas como a Marvel e a Dc. Para ele, esse é um sonho realizado.

E por falar em sonhos realizados, assim como Deodato inspirou seu filho, Mike anda inspirando muita gente dentro e fora da Paraíba. Um dos maiores exemplos é o estudante de Mídias Digitais da UFPB, Gabriel Jardim, que com apenas 20 anos já publicou seu primeiro quadrinho. A admiração do estudante pelo trabalho de Mike se encontra na simplicidade de seus desenhos. Segundo Gabriel, o quadrinista é extremamente atencioso e cativante e essas foram características fundamentais para incentivar Gabriel a seguir os passos do seu ídolo.
Gabriel lançou recentemente o seu primeiro quadrinho, Café, que está recebendo bastante atenção e sendo bastante elogiado, não apenas por pessoas da Paraíba mas por todo o Brasil. O jovem quadrinista diz que não esperava tanta repercussão, mas que adora ver as pessoas falando do seu quadrinho e também a de ter a atenção de grandes nomes como Laerte Coutinho, um dos maiores quadrinistas do Brasil.
Embora seu atual quadrinho tenha uma boa repercussão, Gabriel não está parado. Ele já começou a trabalhar em seu próximo projeto que será uma história bem maior e deve demorar em média de 2 anos para ser publicada.

 

O caminho escolhido por Gabriel para financiar o seu quadrinho foi a divulgação e o crowdfunding pelo Catarse.me, um site onde você publica os seus projetos e pode receber doações para tocar ele para frente. Já Igor Tadeu, 28 anos de idade, é outro famoso quadrinista paraibano e financiou seus quadrinhos por si só. O jovem desistiu do curso de publicidade, participou de uma banda e começou a fazer quadrinhos. Graças à grande atenção que a produção cinematográfica e à ascensão da cultura nerd geraram, a nona arte ganhou novamente um espaço maior, mas Igor ainda acha que ela merece um pouco mais de atenção.
Mesmo consciente de que há editais, crowdfunding e outros métodos que apoiam os artistas, Tadeu diz que o auto financiamento foi a escolha dele e que uma vez que ele decidiu que fazer quadrinhos era realmente o que queria, se empenhou e fez acontecer. E realmente, como fez! O seu último projeto, “Uma história em cada garrafa”, recebeu críticas positivas no site Universo HQ, que é uma das maiores fontes de informações sobre quadrinhos do Brasil. Igor diz que a sensação de ter um de seus trabalhos divulgados em um site tão grande é muito incentivante. Ao fazer um projeto nunca se sabe ao certo qual será a reação do público a ele, e ver uma reação positiva como uma divulgação de tal tamanho é como vencer uma corrida e ganhar feedback que não sejam apenas uns tapinhas nas costas.

Deodato, Deodato Jr., Igor Tadeu e Gabriel Jardim fazem parte da grande história de quadrinhos regionais e com certeza deixam sua marca na história da nona arte. Com suas artes eles também inspiram várias outras pessoas a seguirem seus sonhos. Nossos artistas tem um grande legado, grandes quadrinhos, mas acima de tudo eles são a prova viva de que se você se dedicar e dar o melhor de si para seguir os seus sonhos você não se arrepende, afinal de contas, quando você realmente quer, faz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.