Categorias
Áudio & Vídeo Séries

TOP 5: Episódios de Natal

Tudo melhora no Natal. Menos as comidas que por algum motivo ganham uvas-passa, claro. Na televisão, roteiristas e produtores se esforçam pra produzir episódios e especiais incríveis para a ocasião. E quando eles acertam, o feriado se torna ainda mais lindo e mágico. Você quase sente que também está caindo neve fora da sua janela e que ama algumas famílias como se fosse a sua. Seja drama, romance ou comédia, um bom episódio de Natal é de roubar o coração. A gente separou alguns:
5 – The Christmas Show , Studio 60 on the Sunset Strip (1×11)
“Episódios de Natal não precisam ser bregas”, diz o personagem de Matthew Perry logo no início de “The Christmas Show”. O drama sobre os bastidores de uma comédia é a série mais esquecida de Aaron Sorkin (The Newsroom, The West Wing), e teve apenas uma (ótima) temporada. Neste episódio, Studio 60 está em sua melhor forma: engraçada, rápida, inteligente e sensível. E como pede o Natal, há um problema que pode estragar tudo, um beijo muito esperado e uma declaração não tão esperada assim. Mas o ponto alto do episódio é a apresentação dos músicos de Nova Orleans, que um ano depois do furacão Katrina, ainda sofrem com suas perdas. É de arrancar lagriminhas. 

4 – The One With the Holiday Armadillo, Friends (7×10)
A tradição de Friends eram os episódios de Thanksgiving, mas “The One With The Holiday Armadillho” mostra que a série conseguia ser genial em todos os feriados. Ross decide que vai ensinar a história do Hannukkah a seu filho, Ben, e não se vestirá de Papai Noel no Natal. Ao ver que o garoto realmente quer a visita do velhinho, ele muda de ideia e vai atrás de uma fantasia. Tão em cima da hora, ele só encontra a do “Tatu do feriado, o representante do Papai Noel para todos os estados do Sul”, e resolve levá-la. Tudo parece estar indo bem, até que Chandler chega vestido de Papai Noel. E Joey de Superman. E aí temos uma das sequências mais engraçadas de todo o seriado. É de chorar de rir (e de se encantar com o lado paternal de Ross).  
3 – The Chrismukk-huh?, The OC (4×07)
Diferente dos vários episódios sobre o feriado inventado por Seth, sempre dramáticos, “The Chrismukk-huh?” é divertido e leve (como tudo que tem a presença de Taylor Towsend na última temporada), e nos mostra o que seria dos personagens de Newport se Ryan nunca tivesse sido adotado pelos Cohen. Enquanto estão no hospital se recuperando de uma queda, Ryan e Taylor sonham com uma realidade paralela em que Kirsten e Sandy se separaram, Summer e Seth nunca ficaram juntos, Marissa morreu de overdose em Tijuana, e a própria Taylor é uma pessoa diferente. Tudo para perceberem que precisam rever seus comportamentos na vida. E ainda tem Julie Cooper se afastando do título de pior mãe do mundo, e defendendo Taylor da mãe abusiva. Coisa que só a magia de um episódio de Natal poderia proporcionar. 
2 – Abed’s Uncontrollable Christmas, Community (2×11)
Abed acorda e vê que seus amigos viraram bonecos de massinha. O grupo, preocupado com o comportamento do rapaz, resolve entrar na história e fingir que todos foram teletransportados para o Planeta Abed, e que sua missão é ajudar o amigo a descobrir o verdadeiro sentido do Natal. Como todo episódio de Community, é engraçado, mas é diferente por ser todo em stop-motion e conseguir o clima perfeito de Natal. A atmosfera do Planeta Abed com 7% de canela em sua composição, Pierce admitindo que seus natais são tristes e solitários, a música que Abed canta para a Britta-Bot – tudo é tocante sem ser forçado, e faz sentido para os personagens que conhecemos. O final, com o Abed descobrindo que o “sentido do Natal é a ideia que o Natal tem um sentido. E que pode significar o que quisermos”, traz aquele sentimento que muitos filmes feel-good tentam alcançar mas não conseguem. 
1 – A Christmas Carol, Doctor Who Special 2010
Episódios de Natal que são na verdade Especiais de Natal são sempre muito bons. Mas “A Christmas Carol” é uma das coisas mais lindas da tv. Como um bom episódio de Doctor Who, há um conflito que, se não resolvido, resultará na morte de centenas de inocentes, um planeta diferente e estranho, e um grande vilão. Mas aqui, o vilão não é apenas uma criatura de pura maldade como todos os outros, e o Doctor tenta mudar sua infância para que ele se torne um homem diferente. E aí temos uma história cheia de viagens no tempo, com música, muita neve, peixes e tubarões que voam, pessoas congeladas por anos, um grande segredo e uma história de amor de partir o coração. Junto do velho Doctor com alma de criança, os 60min do especial se tornam um episódio de Natal inesquecível. 

Feliz Natal, pessoal!

Por Raiza Pacheco

Estudante de Jornalismo da UFPB, quis ser jornalista por causa da Lois Lane (mas não contem aos meus pais). Louca por cultura pop, onipresente na internet, fã do drama e rainha dos exageros, assisto mais televisão do que o normalmente aceito pela sociedade, e se você não gosta de séries, senta aqui que precisamos ter uma conversa séria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.