Categorias
Áudio & Vídeo Séries

Top 5 – Remakes que deram certo


De uns tempos pra cá, a palavra remake se tornou sinônimo de fracasso e a criatividade de Hollywood foi indo pelo ralo. Temos muitos remakes que são melhores que os originais, é verdade. Mas eles nem sempre são garantia de sucesso para a indústria. Eles serão comparados ao seu antecessor e exigido mais em sua produção devido à evolução da tecnologia nas filmagens. Em outras palavras, se espera que eles sejam uma evolução de seu original, e não uma cópia shot-for-shot (vide Psycho de Gus Van Saint). A produção de remakes é sempre um passo ousado e apenas alguns obtiveram sucesso e reconhecimento.


5 – A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

A versão de Tim Burton de A Fantástica Fábrica de Chocolate foi lançada 33 anos depois da primeira versão e obteve êxito onde o original falhou. O avanço tecnológico permitiu que muitas passagens do livro de Roald Dahl ganhassem vida em 2005. O que faz da quarta parceria de Burton com Depp a versão mais fiel ao livro, tanto em relação à trama, como na construção dos personagens. Era necesário alguém com a visão e imaginação de Tim Burton para capturar a atmosfera mágica e fantástica presente na obra de Roald Dahl. Ah, e eu já falei que é com o Johnny Depp?!


4 – Onze Homens e um Segredo (2001)


George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon, Julia Roberts, Andy Garcia, Casey Affleck, Elliott Gould e Don Cheadle… Só o elenco já vale o filme! Com roteiro e direção mais ágil, o resultado foi um remake mais divertido e leve que seu original. A versão de 1960 focava na história dos personagens e nos motivos pelos quais eles precisavam tanto do dinheiro, a atmosfera era mais densa nesse retrato do pós-guerra. O sucesso de público do remake foi tão grande que virou trilogia e hoje é conhecido pela combinação de heist filmscom art films.

3 – Quanto Mais Quente Melhor (1959)


Gangsters com meias-calças, vestidos e seios falsos divertem o público ao fugir de uma gangue ao se disfarçar como musicistas da banda de Sugar Kane, a Marylin Monroe em seu auge. A versão alemã de 1951 destacava a tensão da perseguição dos gangsters e atmosfera da era da depressão estaduniense. Seu remake é mais hilário e os diálogos e situações se tornaram clássicos e são relembradas até hoje nas comédias americanas. Estão lembrados de As Branquelas?

  2 – Perfume de Mulher (1992)


A versão italiana de 1974 já tinha sido um sucesso. O protagonista, Vittorio Gassman, venceu várias premiações e o filme foi indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. Já a versão de 1992 foi indicada na categoria de melhor filme e garantiu à Al Pacino o Oscar de melhor ator. O roteiro é bem parecido, um se passa em Nápoles e Roma e outro em NY. Mas o remake ganha pelo carisma e intensidade do protagonista. Hoje, a cena do tango virou clássica e a trilha sonora, um símbolo. E a atuação de Al Pacino é apontada como uma das mais geniais e marcantes do cinema. Hoo-wah!

1 – Os Infiltrados (2006)



Martin Scorcese combinou um elenco de jovens atores bonitões (e daqueles que sabem atuar de verdade!) com artistas já renomados em um roteiro afiado baseado na versão original chinesa de 2002 para finalmente ganhar seu primeiro e merecido Oscar de melhor diretor. Alguns aspectos foram melhorados em relação ao original, que é reconhecido como sendo tão bom quanto seu remake. Mas a versão com Leonardo DiCaprio e Matt Damon tem elementos que viraram referência, como alguns diálogos e a trilha sonora marcante… Então palmas para Scorcese que conseguiu melhorar ainda mais o filme e, de quebra, faturar 4 Oscars!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.