Categorias
Áudio & Vídeo Filmes Séries

Top 5 – Não quero crescer

O Top5 dessa semana reúne persongens na confusa transição da infância para o mundo adulto. São adultos-criança e crianças querendo ser adultos, brigas com os pais, novas descobertas e o medo de crescer. Nunca se sabe ao certo quando nós devemos deixar de ganhar presentinhos no dia das crianças e os filmes dessa semana refletem bem esse momento. E, por se tratar de um tema universal, eles nunca vão ser velhos ou antiquados. Essa é a melhor parte.

5 – Um Grande Garoto (2002)

Baseado no best-seller britânico de Nick Hornby, About a Boy conta a história de Will (Hugh Grant), um cara imaturo de meia idade e de vida fácil que finalmente aprende a ser adulto com a ajuda de Marcus (Nicholas Hoult – o Tony de Skins!), um garoto de 12 anos cheio de problemas em casa e na escola. Nicholas Hoult, aqui em seu primeiro filme, encanta como menino estranho e maduro para sua idade. Grant não está muito diferente de seus outros papéis, mas não menos divertido e sarcástico. O final é diferente do livro, mas funciona muito bem com o resto da trama. Um clássico das tardes de sábado na TNT! E se tem salvação pro Will, há esperança para todos nós. Afinal, no men is an island.

4 – Quero Ser Grande (1988)

Se você achava que o roteiro de De Repente Trinta era original, é porque você não conhecia esse filme com Tom Hanks. Josh, um garotinho, deseja ser grande em uma máquina de parque de diversões. Na manhã seguinte ele acorda no corpo de um adulto e é expulso de casa pela mãe que não o reconhece. O jovem Josh finalmente aprende que tudo tem mesmo o seu tempo. Conta com a antológica cena em que Tom Hanks toca um piano gigante em uma loja de brinquedos. Muito melhor que esse filme de Jennifer Garner, pff!

3 – Curtindo a Vida Adoidado (1986)

John Hughes transformou a história de um grupo de amigos que decide tirar um dia de folga da escola na obra máxima adolescente dos anos 80. Ferris Bueller parece só quer mesmo adiar os compromissos por um tempo e se divertir mais antes que a vida adulta chegue. O filme tornou-se um marco, uma mensagem de carpem diem moderna, inspirando jovens à aproveitar mais de seu tempo. É como diz Ferris Bueller: a vida anda muito rápido, e se não pararmos para aproveitá-la, podemos perdê-la.

Ah, e tem a cena clássica do Ferris cantando Twist and Shout no desfile, filmada durante uma parada de verdade.  

2 – Em Busca da Terra do Nunca (2004)

James Barrie (Johnny Depp) transformou a sua convivência com quatro garotos que tinham perdido o pai em clássico infantil, o famoso Peter Pan. Barrie, já consagrado autor de peças, nunca deixou seu espírito de criança do lado, e se viu como o próprio Peter Pan ao conhecer essas crianças. É incrível como o lúdico do imaginário e das brincadeiras entre eles são entrelaçadas com a realidade no filme. Fica fácil acreditar na Terra do Nunca e na importância de resgatar nossa criança interior. Lindos diálogos, trilha sonora maravilhosa e direção de arte de encher os olhos.

Atenção pra cena do Freddie Highmore após a apresentação de sua peça. É de ficar de boca aberta com a atuação do menino. E alguém, por favor, me explica porque Depp não levou o Oscar naquele ano!

1 – Juventude Transviada (1955)

James Dean só atuou em três filmes antes de morrer em um trágico acidente de carro e se transformou em ícone de uma geração inteira. Calças jeans, camisa branca e jaqueta se tornaram o uniforme dos adolescentes da época. Juventude Transviada foi o filme mais marcante de sua carreira e até mesmo Elvis Presley, ídolo dessa geração, sabia os diálogos de cor!

Os três protagonistas são adolescentes sensíveis e se sentem esmagados pela relação com os pais. Os atores dão tudo de si, como se entendessem os conflitos internos de seus personagens. O próprio Dean fazia muitas improvisações geniais, como a do início do filme – vocês estão me destruindo. O resultado é um dos melhores filmes já realizados sobre as dúvidas da juventude.

  

E vocês, o que acharam dos filmes? Faltou algum? (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.