Categorias
Criatividade

Papercrafts: a arte de criar objetos com papel

Provavelmente você já deve ter visto aquele personagem de seu jogo ou de seu filme/seriado favorito em um modelinho pequeno e quadrado. O nome dessa “técnica” de criar objetos tridimensionais com papel é Papercraft (qualquer infeliz semelhança com Minecraft é mera coincidência).
O papercraft é uma técnica semelhante ao Origami, técnica oriental fodástica de dobrar papéis e criar objetos a partir da imaginação. Existem diversos tipos de Papercrafts, alguns bem simples, que não exigem muito de quem quiser se aventurar e reproduzir seus modelos, e existem os modelos complexos e que exigem muito tempo e habilidade com as mãos, além de uma boa dose de paciência.
Papercraft nível asiático: isso sim é um desafio! (Fonte: Post no Cubeecraft)
Como os modelos de Papercraft podem ser impressos e montados de maneira “simples” (dependendo do modelo, CLARO!), é relativamente fácil encontrar moldes de nomes consagrados como Mario, Darth Vader, etc. Um dos sites mais conhecidos a respeito (e um dos meus preferidos) é o Cubeecraft. Nele você poderá encontrar vários modelos para imprimir, cortar e montar! Veja alguns  (de MUITOS!) modelos possíveis de achar no Cubeecraft:
Barry, do jogo Jetpack Joyride
Batman, do filme The Dark Knight
Blanka (o brasileiro mais conhecido depois do Pelé), da franquia Street Fighter
Capitão América, com o uniforme do filme The First Avenger
Crono, personagem principal do clássico Chrono Trigger (Super Nintendo)
Darth Vader
Domo Kun (conhecido no Brasil como Mafagafo)
Faith, personagem principal do jogo Mirror’s Edge
Finn (e Jake, sairam em busca de um novo laaaar…), do desenho Adventure Time (Cartoon Network)
Goku
Homem de Ferro
X, personagem principal de MegaMan X (Super Nintendo)
Alex Murphy, o Robocop
Steve Jobs
Mario
Com os Papercrafts é possível não só decorar sua mesa em casa ou no trabalho. Usando a criatividade, é possível também criar pequenas animações muito legais com crossovers únicos. É ou não é legal?

Postado por

Rafael Godoy

Graduado em Relações Públicas pela UFPB. Atualmente, sou Pós-Graduando em Criação Multimídia pela Faculdade Estácio / iDez (João Pessoa/PB). Trabalho como Designer Gráfico desde 2004. Aqui você me verá escrever sobre Design e sobre Games, mas não se surpreenda se encontrar outros temas. Aliás, muito prazer. Este sou eu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.