Categorias
Criatividade Fotografia

Efeito Levitate

 Quem nunca na vida quis desafiar a lei da gravidade e tentou fazer uma foto levitando no ar? A típica foto de amigos pulando juntos de mãos dadas não nega, todo mundo adora esse efeito fotográfico. O processo todos já estão cansados de saber. Além de ter uma câmera configurada de modo adequado às condições da imagem (luz, velocidade), só é necessário ter o timing perfeito para fazer o click enquanto as pessoas (ou os objetos) estão no ar e voilà, a fotografia estará feita. O grande problema é que essa técnica além de limitar as opções de disposições e combinações que poderiam ser feitas, é extremamente cansativa.

Para os que entendem superficialmente de Photoshop, criar uma imagem com efeito levitate não é nenhum desafio, pois o processo é bem mais simples e ninguém precisa “suar a camisa”. Transmitindo muita leveza em suas fotografias, essa tendência abre espaço para as ideias mais mirabolantes e fantasiosas que poderiam ser criadas, brincando entre situações cotidianas e devaneios. O mais legal de tudo é que o resultado fica com um aspecto bem real, diferente das fotos que exigem todo o esforço citado ateriormente.

Bem, vamos ao que interessa. O processo é bem simples, como já se foi dito, e existe diversas maneiras de ser feito. Aqui segue o modo mais simples: O passo inicial e bastante importante é manter a câmera na mesma posição nas duas fotos que serão tiradas. A primeira deve conter apenas o cenário, e a segunda, os elementos que vão compor a imagem em suas devidas posições com seus devidos apoios. (Visualizar imagem abaixo)

Na hora de editar, as duas fotografias devem ser carregadas e a primeira deve ser utilizada como brackground da segunda. Depois com a ferramenta “background eraser tool” deve-se apagar os apoios utilizados para sustentar os elementos e o efeito estará finalizado. Para melhores explicações e outros métodos, vejam os tutoriais abaixo:

1 – Vídeo em inglês
2 – Vídeo em espanhol
3 – Passo a passo com fotografias

E agora que vocês já descobriram toda a “mágica”, vejam abaixo algumas inspirações:

Por Camila Waz

Graduada - com muito orgulho - em Comunicação em Mídias Digitais na UFPB e entusiasta da internet! Fundadora do blog MidiaDrops.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.